sábado, 31 de janeiro de 2009

Dicas de gramática.

PRONOMES OBLÍQUOS

Os pronomes pessoais EU e TU só podem ser retos, funcionando SOMENTE como SUJEITO ou PREDICATIVO DO SUJEITO.

Quando se puder separar o pronome do verbo, podemos e devemos utilizar MIM ou TI, ao contrário do que dizem.
Veja: É importante para mim fazer esse trabalho. / Fazer esse trabalho é importante para mim.

Se não for possível separar o pronome do verbo, deve –se usar EU .
Veja: Ele trouxe o material para eu fazer o trabalho.
PRONOME DEMOSNTRATIVO

O “O” poderá ser pronome demonstrativo, não precedendo a preposição “de” ou o pronome relativo “que”. Isso acontece quando for remissivo, isso é, retomar, a uma ação ou a uma oração.

Ex.: - Carine, soube que você demitiu o Paulo.
-Anderson, eu não O fiz.

Nesse caso, o pronome demonstrativo “o” refere-se ao ato de demitir o Paulo, podendo ser substituído, pela palavra “isso”. - Eu não fiz isso.

Ex.2: - Camila, você viu o Cristiano?
- Carine, eu não O vi.

Nesse caso, o pronome oblíquo é referente a Carlos, e não a uma ação.
Eu não vi Carlos.


A palavra TAL será pronome demonstrativo quando significar “ESTE”, “ESSE”, “AQUELE”.
Ex.: Tal (esta) foi a decisão, mas não a aguardávamos.
Você me aparece com tal (aquele) cansaço.

A palavra MESMO será pronome demonstrativo quando significar “IDÊNTICO” , “IGUAL”.
Ex.: Na mesma (igual , idêntica) hora em que eu a encontrei ontem, eu a encontrei hoje.

A palavra PRÓPRIO será pronome demonstrativo quando fizer referência a algo já mencionado.
Ex.: Ele fez mal aos outros e a si próprio. (ele).

A palavra SEMELHANTE será pronome demonstrativo quando for sinônimo de TAL.
Ex.: Nunca diria semelhantes (TAIS) palavras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário